Cursos
Cursos ofertados – Ementa (Público-alvo)
- Moodle Básico – Formas de acesso. Criação e configuração de disciplinas. Envio de mensagens. Inserção de participantes, recursos e atividades. Agrupamento de turmas. Acesso de visitantes. Frequência. Criação de avaliações diversas com ou sem atribuição de notas. (Docentes)
- Moodle Avançado – Gerenciamento das ferramentas inserir e excluir textos e arquivos diversos tais como: pdf, mp4, vídeos, podcasts, URL, links. Gerenciamento de ferramentas para alterar o layout do Moodle de acordo com a necessidade do curso. Gerenciamento de ferramentas de gameficação. (Docentes)
- Produção de Conteúdo Digital – Gravação de videos no OBS Studio e edição no Openshot. (Docentes)
- Ferramentas para aulas on-line – Tendências para a educação de forma remota. Ferramentas educacionais para docentes. Ferramentas educacionais para indicar aos discentes. (Docentes)
- Quais recursos tecnológicos para uma aula on-line de qualidade? – Webcam. Microfone. Iluminação. Chromakey. Fones. (Docentes)
- Webconferências – Criação de salas de aula para uso em tempo real no WebConf/BigBlueButton. Criação de salas de aula reserva usando outras plataformas (jtsi, google meet, etc.). Realização de conferências. (Docentes)
- Softwares de apoio – Pacote Google. Canva. Loom. One-tab. Segurança da Informação. Certificados ICP-Edu. Assina UFSC e outras ferramentas internas. Chromacam. Entre outros. (Comunidade interna e externa da UFSC)
- Como ser docente na modalidade não presencial – Como criar vínculos e confiança? Quais tipos de atividades posso considerar? Como estimular os estudantes a estudar? Como criar uma rotina. (Docentes)
- Como estudar a distância? – Gestão de tempo. Como realizar as atividades? Recursos tecnológicos necessários. (Discentes)
- Metodologias ativas de ensino aprendizagem – Aprendizagem baseada em projetos (ABP). Aprendizagem baseada em problemas. Gamificação. Sala de aula invertida. Aprendizagem entre pares. Design Thinking. (Docentes)
- Formação e capacitação docente: inovação – Currículos inovadores. Novas salas de aulas. Metodologias ativas. Tecnologias. (Docentes)
- Vamos nos inspirar? Experiências e relatos de aulas on-line que estão dando certo – Experiências de docentes. Cases de sucesso. Fontes de inspiração. (Docentes)
- Inovação Social – Inovação social. Ecossistemas da inovação social. Objetivo de Desenvolvimento Sustentável do milênio – ONU. Design Thinking. (Docentes)
- Desenvolvimento humano – Qual o nosso papel? O que devemos desenvolver e estimular? Como inserir isso em nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão? (Docentes)
- Gestão da evasão – Tipos de evasão. Suas característica. Fatores que levam a evasão. Modelos preditivos. Técnicas de combate a evasão. Evasão na pandemia, o que fazer? (Docentes)
- Gestão de egressos – Diretrizes de gestão. Formas de interação. Modelos de gestão de egressos. (Docentes)
- Educação Financeira: passos iniciais – Quebrando tabus financeiros. Controles que funcionam. Como me tornar um investidor. (Comunidade interna e externa da UFSC)
- Educação Financeira: montando a sua carteira de investimentos em renda fixa – Renda Fixa. Tipos de investimentos de Renda Fixa. Investindo na prática. (Comunidade interna e externa da UFSC)
- Educação Financeira: montando a sua carteira de investimentos em renda variável – Renda Variável. Tipos de investimentos de Renda Variável. Investindo na prática. (Comunidade interna e externa da UFSC)
- Educação Financeira e a tecnologia a seu favor – Fintechs. Bancos digitais. Aplicativos para controle financeiro. Aplicativos para investimentos. (Comunidade interna e externa da UFSC)
Carga horária por curso: 8 horas
Vagas por curso: 100 vagas