Cursos

Cursos ofertados – Ementa (Público-alvo)

  1. Moodle Básico Formas de acesso. Criação e configuração de disciplinas. Envio de mensagens. Inserção de participantes, recursos e atividades. Agrupamento de turmas. Acesso de visitantes. Frequência. Criação de avaliações diversas com ou sem atribuição de notas. (Docentes)
  2. Moodle Avançado – Gerenciamento das ferramentas inserir e excluir textos e arquivos diversos tais como: pdf, mp4, vídeos, podcasts, URL, links. Gerenciamento de ferramentas para alterar o layout do Moodle de acordo com a necessidade do curso. Gerenciamento de ferramentas de gameficação. (Docentes)
  3. Produção de Conteúdo DigitalGravação de videos no OBS Studio e edição no Openshot. (Docentes)
  4. Ferramentas para aulas on-lineTendências para a educação de forma remota. Ferramentas educacionais para docentes. Ferramentas educacionais para indicar aos discentes. (Docentes)
  5. Quais recursos tecnológicos para uma aula on-line de qualidade?Webcam. Microfone. Iluminação. Chromakey. Fones. (Docentes)
  6. WebconferênciasCriação de salas de aula para uso em tempo real no WebConf/BigBlueButton. Criação de salas de aula reserva usando outras plataformas (jtsi, google meet, etc.). Realização de conferências. (Docentes)
  7. Softwares de apoioPacote Google. Canva. Loom. One-tab. Segurança da Informação. Certificados ICP-Edu. Assina UFSC e outras ferramentas internas. Chromacam. Entre outros. (Comunidade interna e externa da UFSC)
  8. Como ser docente na modalidade não presencialComo criar vínculos e confiança? Quais tipos de atividades posso considerar? Como estimular os estudantes a estudar? Como criar uma rotina. (Docentes)
  9. Como estudar a distância? – Gestão de tempo. Como realizar as atividades? Recursos tecnológicos necessários. (Discentes)
  10. Metodologias ativas de ensino aprendizagemAprendizagem baseada em projetos (ABP). Aprendizagem baseada em problemas. Gamificação. Sala de aula invertida. Aprendizagem entre pares. Design Thinking. (Docentes)
  11. Formação e capacitação docente: inovaçãoCurrículos inovadores. Novas salas de aulas. Metodologias ativas. Tecnologias. (Docentes)
  12. Vamos nos inspirar? Experiências e relatos de aulas on-line que estão dando certo – Experiências de docentes. Cases de sucesso. Fontes de inspiração. (Docentes)
  13. Inovação SocialInovação social. Ecossistemas da inovação social. Objetivo de Desenvolvimento Sustentável do milênio – ONU. Design Thinking. (Docentes)
  14. Desenvolvimento humanoQual o nosso papel? O que devemos desenvolver e estimular? Como inserir isso em nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão? (Docentes)
  15. Gestão da evasão Tipos de evasão. Suas característica. Fatores que levam a evasão. Modelos preditivos. Técnicas de combate a evasão. Evasão na pandemia, o que fazer? (Docentes)
  16. Gestão de egressosDiretrizes de gestão. Formas de interação. Modelos de gestão de egressos. (Docentes)
  17. Educação Financeira: passos iniciaisQuebrando tabus financeiros. Controles que funcionam. Como me tornar um investidor. (Comunidade interna e externa da UFSC)
  18. Educação Financeira: montando a sua carteira de investimentos em renda fixaRenda Fixa. Tipos de investimentos de Renda Fixa. Investindo na prática. (Comunidade interna e externa da UFSC)
  19. Educação Financeira: montando a sua carteira de investimentos em renda variávelRenda Variável. Tipos de investimentos de Renda Variável. Investindo na prática. (Comunidade interna e externa da UFSC)
  20. Educação Financeira e a tecnologia a seu favorFintechs. Bancos digitais. Aplicativos para controle financeiro. Aplicativos para investimentos. (Comunidade interna e externa da UFSC)

 

Carga horária por curso: 8 horas

Vagas por curso: 100 vagas